SITE DE ENTRETENIMENTO

ENVIEINFOAQUI@GMAIL.COM

test

Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 11 de junho de 2019

Exemplo de resistência na África oriental / TANGANICA








Exemplo de resistência na África oriental





      Para esta região já se situou anteriormente o exemplo de resistência de Kabaka Mwanga do reino Buganda. No entanto importa também referir os exemplos de Etiópia e Tanganica, em que houve grande influência das ideias religiosa.


Exemplo de resistência em Tanganica



     O exemplo de resistência digno de menção neste território foi liderado pelo comerciante Bushiri, em 1888. Este movimento, partindo de Bagamoyo, estendendo-se por toda a costa, onde incendiou navios mercantes alemães. A revolta desencadeada por Bushiri foi drasticamente reprimida pelo Major Von Wisman (alemão) que, com um exército de aproximadamente 100 homens, destruiu as cidades envolvidas na Revolta, tendo capturado e enfocando Bushiri apesar das sucessivas fugas.


     Em 1905, teve lugar a revolta Maji Maji (nome que foi atribuído porque o “curandeiro-feiticeiro” que liderou forneceu uma agua magica que, segundo as populações transformaria as balas em agua, a qual consistiu na pilhagem da administração colonial alemã no sul do Tanganica e na exterminação dos funcionários e missionários. A reacção Alemã foi um verdadeiro genocídio, no qual morreram cerca de 12000 Africanos






Concluindo



     Entre 1880 e 1914, 0 sultano de Zanzibar exerceu uma grande influência política e económica sobre o continente, chegando a rivalizar com os comerciantes árabes-swahilis fixados na costa. O comércio de marfim e escravos fez surgir, na costa na Tanzânia, a cidade de Kilwa, dominada pela cultura swahili.


     A chegada dos alemães nos finais do século XIX ameaçava os negócios dos árabes, por isso, trataram de organizar a resistência.
     No interior da Tanzânia, a resistência contra ocupação alemã realizou-se em torno de chefes como Hasan Bin Omar e Mkwawa.
     Os Hehe, sob direcção de Mkwawa, mataram em 1891, 290 alemães. Os alemães responderam em 1894 com um ataque aos Hehe e captura da sua capital, mas Mkwawa conseguiu fugir. Foi perseguido durante quatro anos pelo inimigo, e para não ser capturado preferiu suicidar-se.
    Os povos da costa organizaram a sua resistência contra os alemães, em volta de Abushiri, descendente de um dos primeiros colonos árabes. Em 1888, as tropas de Abushiri incendiaram um navio de guerra alemão em Tanga e deram dois dias aos alemães para abandonarem a costa tanzaniana.


    Depois de Tanga, as forcas de Abushiri atacaram Kilwa, tendo morto os dois alemães que ali estavam e depois assaltaram Bagamoyo. Em 1889, as tropas alemães dirigidas por Herman Von Wissman atacaram Abushiri tendo-o obrigado a refugiar-se em Uzigua, ondefoi traído entregue ao inimigo aos 15 de Dezembro de 1889 e enforcado em Pangane.




BAIXAR EM PDF TODO RESUMO

Sem comentários:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages